Estatuto Social


Ato Constitutivo
Do
Projeto Semeando Rhema







Nós, abaixo assinados, representantes das pessoas naturais que se reúnem com suas famílias para o culto cristão pentecostal em assembleias de cunho evangélico e sem fins lucrativos, e em local certo e adiante indicado, perante os mesmos, convocados que foram e na sua maioria presentes nesta Assembléia Geral, promulgamos, sob a proteção do Deus Eterno e Todo-poderoso, o Ato Constitutivo do Projeto Semeando Rhema, com a súplica sincera de que o Espírito Santo de Deus cumpra os Seus propósitos visando glorificar a Pessoa de Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Deus Bendito para sempre.

Da Denominação, duração e sede nacional.
Art. l° - Denomina-se Projeto Semeando Rhema, no Brasil, uma associação missionária, sem fins lucrativos, com número ilimitado de membros, duração por prazo indeterminado e sede administrativa nacional na estrada ES 477, Quadra 77A lote 12 – Vilage do Sol – CEP 29.200.000 - Guarapari - ES, sede que poderá ser mudada em decorrência da necessidade.
§ 1º - O Projeto é parte do Corpo de Cristo e a base do sistema estrutural da instituição; compõe-se de um grupo significante igrejas evangélicas compostas por cristãos convertidos, batizados nas águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Projeto Semeando Rhema é “uma visão segundo o coração de Deus”, nascido em 1997 através de uma revelação Divina dado a Missionária Maria Barbosa dos Santos (Penha) sobre a abertura de bandeiras nacionais e internacionais no ministério Apostólico do Pastor Marcos Santana. 
§ 2º - O Projeto Semeando Rhema nasce com a visão de reino, para isso não se autodenomina uma religião, mas um movimento missionário com a função de evangelizar o mundo através da implantação de pequenas igrejas denominadas missões. Também trabalha sobre parceria com outras igrejas de mesma regra de fé e pratica que comunguem da mesma visão missionaria mundial.

Dos Objetivos
Art. 2° - O Projeto Semeando Rhema tem como objetivos:
§ 1º - proclamar em toda parte as mensagens do Evangelho Eterno de Jesus, o Cristo de Deus, pugnando pela pregação, defesa e prática dos ensinamentos das Escrituras Sagradas e adotando para sua orientação a Declaração de Fé constante neste estatuto;
§ 2º - envidar esforços evangelísticos de avivamento espiritual, cura divina e revestimento com o poder do Espírito Santo nos crentes em território brasileiro e fora dele, usando, para tanto, de todos os recursos de que puder dispor;
       § 3º - administrar, manter e promover esforços missionários nacionais e internacionais; fundar, administrar, manter, subsidiar ou patrocinar estabelecimentos educacionais, de assistência social e missionária; O conselho de diretores administra a instituição e decide questões de ordem organizacional, enquanto a ORDEM eclesiástica composta por Apóstolos, Bispos, Pastores e Missionários, decide soberanamente qualquer assunto espiritual, doutrinário e disciplinar envolvendo a denominação e seus ministros, através da liderança de seu presidente nacional e das representações estaduais e regionais.
§ 4º - implantar igrejas locais filiadas ao movimento missionário em todo o território nacional e internacional; O Projeto Semeando Rhema não tem proprietário como pessoa física é uma organização de seus membros, logo as missões devem se tornar o quanto antes igrejas neste ato as mesmas decidem seu futuro sem rivalidades ou prisão administrativa, pois cada grupo regionalizado é soberano em suas decisões e o projeto existe para garantir isso de forma legal, eclesiástica e teocrática. “Toda missao organizada pelo Projeto Semeando Rhema, tem o direito de quando emanciapada decidir continuar filiada ou aliançada ao projeto, desde que haja unanimidade comprovada no voto da maioria de seus membros”. Todo processo deve ser encaminhado pelo conselho local a diretoria do Projeto Semeando Rhema e realizado de forma clara sem motins ou divisão, aguardando respostas em tempo hábil em caráter oficial para ser homologado.
§ 5º - Se aliançar com igrejas, organizações missionárias que possuam visão mundial de evangelização. Promover a aplicação da sua Declaração de fé, da fraternidade e ética cristãs, e o desenvolvimento espiritual, emocional, social e cultural de seus membros a partir das igrejas locais e suas missões. As igrejas aliançadas que pertencem a outras denominações ou convenções estarão ligadas ao Projeto Semeando Rhema apenas em caráter espiritual e evangelístico, não possuindo nenhum vinculo administrativo. 

Da Declaração de Fé
Art. 3º - O Projeto Semeando Rhema tem os seus fundamentos doutrinários nas Escrituras Sagradas de onde se extraiu a seguinte Declaração de Fé:
§ 1º - Cremos que as Escrituras Sagradas, compostas dos livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento, são infalíveis na sua composição original e inteiramente inspirados por Deus, conforme os hagiógrafos foram inspirados pelo Espírito Santo; por isto que o Texto Sagrado é completamente digno de confiança em quaisquer áreas que venham a se expressar, sendo também a autoridade final e suprema de fé e conduta, por cujos padrões todos os homens, nações, credos e argumentos serão julgados. Referências bíblicas: SI. 24.3-5; 119.11,105; Rm. 8.8-11; Ef 6.17; 2 Tm. 3.16; Hb.1.1; 4.12; Ap. 1.3.
§ 2º - Cremos que há um Só Deus, Criador, Eterno, Imutável, Perfeito, Santo, Soberano, Todo-poderoso, Verdadeiro em Sua Divindade Tri-una, o Qual mantém a ordem moral no universo tal como nos é revelado nas Sagradas Escrituras: o Pai, o Filho Unigênito do Deus Bendito, e o Espírito Santo de Deus, sendo distintos em Pessoa, mas harmoniosos em caráter e santidade, os Quais realizam o grande e eterno plano da Redenção. Referências bíblicas: Êx. 33.20; SI. 90.2; Is. 44.6; 53.4,5; Mt. 1.20; Mc. 12.29, 32; Jo.1.1; 3.16; 8.58; 16.8; CI. 1.16; 1 Tm. 1.5; 1 Jo. 5.7; Ap. 1.8,18; 4.8;
 § 3º - Cremos que em Adão, o primeiro homem, a humanidade foi criada á imagem e semelhança de Deus; mas, caindo em pecado de desobediência consciente e voluntária toda humanidade tomou-se radicalmente corrupta e distanciada da boa, perfeita e santa Lei da Vontade de Deus; por isso que o homem decaído não pode e nunca poderá, por si mesmo restaurar a sua comunhão original com o Seu Criador, necessitando, pois, da mediação única e exclusiva de Um Redentor, Jesus, o Cristo de Deus, para livrá-lo das justas penalidades eternas por seus pecados e iniqüidades. Referências bíblicas: Gn. 1.27; SI. 51.5; Is. 1.18; 53.5; Rm. 1.20; 6.23; 5.12,19; 8.1; Ef 2.4,5, 8-10; Tt. 2.14; Ap. 5.9.
§ 4º - Cremos que Jesus, o Cristo de Deus, foi concebido em uma virgem chamada Maria por intervenção direta e pessoal do Espírito Santo, sendo Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro homem; e somente Ele foi totalmente perfeito em natureza, ensino e obediência á Lei da Vontade de Deus, até á morte sacrificial, tornando o Seu sacrifício perfeitamente aceitável perante a Justiça de Deus; pelo que o Deus Eterno e Todo-poderoso O ressuscitou fisicamente dentre os mortos, quebrando os grilhões da morte e do inferno; e o fez assentar à destra da Majestade nas alturas até que venha segunda vez, para arrebatar a Sua Igreja, fazer manifesto a Sua domínio absoluto sobre toda a terra habitada e criar novos céus e nova terra em que habita a justiça. Referências bíblicas: Lc. 1. 26-38; Mt. 1.20; Jo. 1.1,3-5, 14, 18; Hb. 1. 1 ; 9.11-14; At. 2.22-36; Mt. 24. 36,42,44; Tt. 2.12,13; 1 Ts. 4. 13-18; Ap. 1,7; 21.1,5.
§ 5º - Cremos que o evento Jesus Cristo e o Evangelho do Reino de Deus é um só acontecimento escatológico exclusivo e eterno; este evento foi demonstrado e proclamado por Jesus Cristo com maravilhas, prodígios e sinais; e assim o Reino de Deus se insurgiu para sempre e poderosamente contra o reino de Satanás. Portanto, todo aquele que aceitar de coração o evento Jesus Cristo e o Evangelho do Reino de Deus e mantém a sua fidelidade a Jesus Cristo, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Referências bíblicas: Mc. 1.14,15; Jo. 20.30,31; 21.25; Jo. 3.16; 5.19-29.
§ 6º - Cremos que ressuscitado fisicamente dentre os mortos e assentado à destra da Majestade nas alturas, Jesus, o Cristo de Deus permanece como único e eterno Mediador entre Deus e os homem, Além de ser Aquele que batiza os crentes em Cristo com o batismo de fortalecimento do Espírito Santo concedendo dons aos homens; e da destra da Majestade nas alturas Jesus, o Cristo de Deus voltará na consumação dos séculos para julgar os vivos e os mortos. Referências bíblicas: Lc. 3.16,17; Mt. 13.41,42; At. 1.5,8; 2.4; 8.17; 10.44-46; 19.6; 1 Co. 3.16; Hb. 1.3; 8.1; Ap. 20.11-15.
§ 7º - Cremos que a Igreja Cristã, que é o Corpo e a Noiva de Cristo, é consagrada à adoração e ao serviço de Deus, através da proclamação fiel do Evangelho do Reino de Deus conforme o Novo Testamento que é a Palavra de Deus; que cada membro do Corpo de Cristo que é a Igreja deve se dar à prática dos dízimos e das ofertas voluntárias, à prática das boas obras, e à observância das duas ordenanças de Cristo: o Batismo e a celebração da Ceia do Senhor. Referências bíblicas: Ml. 3.l0-l2; Lc. 22. 16-20; 1 Co. 11.28; 2 Co. 9.7.
§ 8º - Cremos que a missão suprema da Igreja é a proclamação do Evangelho Eterno de Deus para que o Evangelho de Cristo produza os frutos da redenção consumada por Jesus Cristo no espírito, na alma e no corpo de todo aquele que crê e permanece em Cristo, andando na esfera da atuação do Espírito Santo de Deus como nova criatura perdoado de seus pecado e iniqüidades, e também curado de doenças e enfermidades; tornando-se, assim, o instrumento pelo qual o Espírito Santo de Deus opera o testemunho da ressurreição de Jesus Cristo na sociedade. Referências bíblicas: Ez. 3.17,18; Jo. 4.35 -37; 2 Tm. 4.1,2; 1 TS.5.23; Tg.5.20.

Dos elementos fundamentais
Art. 4º - O Projeto Semeando Rhema, na forma deste diploma estatutário, reconhece e aprova como elementos básicos e fundamentais à sua unidade e caracterização os vínculos de que decorrem as suas características fundamentais.
§ 1º - a doutrina original do Evangelho de Deus, segundo as Escrituras Sagradas;
§ 2º - a Declaração de Fé, na forma do art. 3° deste;
§ 3º - a forma de governo eclesiástico sob o comando Teocrático;
§ 4º - as missões e igrejas filiadas ao Projeto estarão subordinadas a ele administrativamente e espiritualmente até que sejam emancipadas ou desligadas, devendo denominar-se: IGREJA BATISTA RENOVADA – Filiada ao Projeto Semeando Rhema – “Uma visão segundo o coração de Deus”.
§ 5º - as igrejas independentes ou vinculadas a outras convenções que se unirem a visão se denominarão: IGREJA FULANA DE TAL – MINISTÉRIO OU CONVENÇÃO TAL – Aliançada ao Projeto Semeando Rhema. Essas denominações só manterão relação espiritual, sem vinculo financeiro, nenhuma necessidade de relatórios ou compromissos convencionais. Somente o envio mensal de uma oferta missionaria proveniente do culto de missões a cada mês, depósito feito em conta corrente em nome do Projeto Semeando Rhema.

Da responsabilidade político-social
Art. 5º - O Projeto Semeando Rhema reconhece como sua tarefa docente, capacitar os membros de suas missões, igrejas filiadas ou suas igrejas aliançadas para o exercício da cidadania.
Art. 6º - O Projeto Semeando Rhema reconhece que o Estado é exigência básica, não só para a defesa da vida e liberdade da pessoa humana, mas para a promoção do bem comum, mediante o desenvolvimento da justiça, da paz e da ordem social.

Dos Membros do Projeto
Art. 7º - O Projeto Semeando Rhema pode aceitar como Membro todo aquele que:
§ 1º - pessoa que aceitar e viver as doutrinas e regulamentos cristãos;
§ 2º - confessar publicamente o arrependimento de seus pecados, aceitando a Jesus, o Cristo de Deus como seu Senhor e Salvador pessoal, mostrando evidências de possuir genuína experiência de novo nascimento; e.
§ 3º - for batizado nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e solicitar o registro de seu nome no Livro de Membros da Igreja Batista Renovada filiada ao Projeto.
Art. 8º - Pode também ser aceito, como membro do Projeto Semeando Rhema os membros em comunhão das igrejas aliançadas que estejam em plena comunhão com o Projeto.


 Parágrafo único - O egresso dos membros é reconhecido em assembleia da igreja local na ocasião da Santa Ceia ou em data já estabelecida pelas igrejas aliançadas.

Dos direitos dos Membros da Corporação
Art. 9º - São direitos dos membros do Projeto semeando Rhema, no Brasil:
§ 1º - receber assistência em aconselhamento pastoral; e, sempre que necessário, receber assistência prestada por profissional cristão que tenha notória especialização na área de saúde emocional, e que comungue os mesmos ideais do Projeto;
§ 2º - solicitar arbitragem pastoral em questão litigiosa entre irmãos na fé; e, sendo necessário, de assistência de profissional cristão de notória especialização na questão;
§ 3º - apresentar, quando ofendido por um irmão que pertença a nossas missões ou igrejas filiadas, queixa formal a quem de direito. No caso das igrejas aliançadas o Projeto não intervém, salvo se for solicitado; e.
§ 4º - recorrer à instância eclesiástica superior em grau de recurso quando se sentir lesado com a primeira decisão.

Dos deveres dos Membros do Projeto
Art. 10º - São deveres dos membros do Projeto Semeando Rhema, no Brasil:
§ 1º - participar dos cultos públicos, das suas reuniões, e das suas assembléias;
§ 2º - todas as missões, igrejas filiadas e igrejas aliançadas devem apoiar financeiramente o Projeto com a oferta do 2º domingo de cada mês, os membros das igrejas devem colaborar com dízimos e ofertas voluntárias, estando cientes de que não têm direito a reclamar devolução de dízimos, doações de bens móveis ou imóveis e ofertas que foram entregues para o desenvolvimento da Igreja, cumprindo o plano financeiro de Deus para estabelecer Sua obra na terra habitada;
§ 3º - defender intelectualmente a sua fé cristã e a visão do Projeto Semeando Rhema;
§ 4º - ser leal aos objetivos do Projeto, e manter conduta ética para com todos; e.
§ 5º - sujeitar-se à disciplina e à hierarquia eclesiástica, segundo a Palavra de Deus.

Dos privilégios dos Membros do Projeto
Art. 11 - São privilégios dos Membros e aliançados ao Projeto:


§ 1º - participar de reuniões semestrais para alinhamento da visão missionaria;
§ 2º - representar o Projeto, por delegação;
§ 3º - votar e ser votado em assembléia geral;
§ 4º - acesso à carreira ministerial; e.
§ 5º - ocupar cargos nas atividades leigas, na igreja local.

Do desligamento dos Membros do Projeto
Art. 12 – O desligamento dos diretores, membros, igreja filiada e Igreja aliançada ao projeto ocorrem:
§ 1º - por abandono da visão e ou desvio doutrinário da Palavra de Deus;
§ 2º - Não cumprimento deste estatuto, inclusive a negação de contribuir com a oferta missionaria; e.
§ 3º - a pedido formal do interessado.

Da readmissão no projeto
Art. 13 - Ocorre a readmissão no Projeto semeando Rhema:
§ 1º - por decisão da igreja local em assembleia e no caso de igrejas de outros ministérios para aliança pela diretoria nacional em reunião semestral;
§ 2º - a requerimento do interessado que se afastou nos termos do Art. 12, inc. 3;
§ 3º - por acatamento de recurso do interessado perante a diretoria nacional, depois de passar pela diretoria estadual ou regional.

Dos Departamentos do Projeto
Art. 14 - A fim de bem cumprir com os seus objetivos o Projeto Semeando Rhema manterá, na medida de suas possibilidades, os seguintes Departamentos:
§ 1º - Ação Social - para a oportuna cooperação com o Estado na educação, nas calamidades públicas e catástrofes;
§ 2º - Beneficência - para assistência aos seus associados e familiares destes quando estiverem passando por privações de qualquer natureza;
§ 3º - Capelania - para assistência espiritual nas escolas, hospitais, penitenciárias, presídios, sanatórios, quartéis e em qualquer outro lugar onde a mesma seja necessária;
§ 4º - Educação Cristã, Missões e Evangelização - para abertura de novas frentes de trabalho para a pregação do Evangelho em campanhas missionárias, seminários, simpósios, conforme o ensino em Atos dos Apóstolos;
§ 5º - Jornalismo, Rádio e Televisão - para o cumprimento dos objetivos básicos do evangelismo mundial e a divulgação das suas atividades e publicações;
§ 6º - Jurídico - que atenderá os interesses do Projeto ante os poderes constituídos;
§ 7º - Relações Públicas - que promoverá a Projeto, externa e internamente, nos seus objetivos, necessidades e possibilidades, visando o apoio de todos, para que sejam alcançados os seus ideais.

Da composição do Ministério
Art. 15 - O Ministério do Projeto Semeando Rhema, no Brasil, é composto de quatro categorias eclesiásticas: APÓSTOLOS (as) “Titulo dado por reconhecimento a função de Ministros do Evangelho que fundaram dezenas de missões, sendo boa parte delas emancipadas, que mantem alianças com missões no exterior, que exerçam função de Bispos e que seja indicado por outro apóstolo”, BISPO (as) “Titulo dado a ministros do Evangelho que representam o Projeto a frente de um Estado ou uma região, agrupamento de igrejas Missões, filiações e alianças. São superintendentes de pastores indicados por outro bispo ou por um apóstolo”, PASTORES (as) “Ordenamos ao santo ministério pastoral, ministros do evangelho que tendo a chamada confirmada por Deus, uma vida exemplar, recomendado por outro Pastor, Bispo ou Apóstolo, possuam curso teológico e comprove seu pastorado na prática”, MISSIONÁRIOS (as) “Obreiros que tendo provado a vocação missionária desejam ser enviados para um campo a fim de fazer missões, para isso devem estar preparados ou se preparando através de cursos de missiologia e línguas”.
Parágrafo único – Os cargos de auxiliares em geral, diáconos, presbíteros e evangelistas, são de caráter local, estes obreiros são levantados pela igreja local e consagrados por seus pastores locais das igrejas filiadas ou aliançadas. No caso das missões quem consagra obreiro é o Pastor presidente da Missão.
Art. 16 - Os Ministros do Projeto Semeando Rhema, salvo das igrejas aliançadas, exercem o Ministério em caráter itinerante, estando sujeitos à transferência de igreja ou mesmo de região, em todo o território nacional.
§ 1º - Os Ministros são nomeados pela diretoria nacional, estadual ou regional do Projeto de acordo com a região que está lotado. Esta relação será para o exercício de suas atividades missionárias, por vocação subjetiva ao chamado divino, e, portanto, sem nenhum vínculo empregatício com a instituição.
§ 2º - Os Ministros do Projeto podem receber prebendas das Igrejas locais ou missões onde exerçam as suas atividades eclesiásticas, a critério do Conselho administrativo da igreja local.
§ 3º - É vedada a fixação de prebendas acima das condições reais da igreja e as mesmas devem ser estabelecidas em salários mínimos vigente no País.
 § 4º - A atividade itinerante é exercida por membros de qualquer categoria de Ministério, que atuem nas Igrejas Locais, ou a serviço do Departamento de Missões e Evangelização, ou da administração da diretoria do Projeto e ainda como conferencistas, evangelistas ou avalistas.

Da estrutura administrativa
Art. 17 - A administração do Projeto Semeando Rhema é realizada por sua diretoria. Das igrejas locais filiadas, missões e aliançadas, deverá ser regida pelo Pastor Presidente a frente do conselho local. A fonte de recursos para a manutenção do projeto serão dízimos, ofertas voluntarias entregues por seus membros e ofertas missionarias entregues por suas missões, igrejas filiadas e igrejas aliançadas.
Art. 18 - O Projeto Semeando Rhema não tem proprietário como pessoa física é uma organização de seus membros, logo as missões devem se tornar o quanto antes igrejas filiadas e no ato da emancipacao decidem seu futuro sem rivalidades ou prisão administrativa, pois cada grupo regionalizado é soberano em suas decisões e o projeto existe para garantir isso de forma legal, eclesiástica e teocrática.
Parágrafo único - A administração é expressa nos trabalhos de planejamento, coordenação, execução e controle do plano para a vida da Igreja, missões, membros do Ministério e atividades do projeto, para ter efeito na igreja local. O conselho de diretores administra a instituição e decide questões de ordem organizacional, enquanto a ORDEM eclesiástica composta por Apóstolos, Bispos, Pastores e Missionários, decide soberanamente qualquer assunto espiritual, doutrinário e disciplinar envolvendo a denominação e seus ministros, através da liderança de seu presidente nacional e das representações estaduais e regionais.

Dos diretores nacionais, estaduais e regionais do Projeto Semeando Rhema.
Art. 18 – A diretoria do Projeto será organizada em caráter nacional, estadual e regional.
Art. 19 - O Conselho de Diretores é constituído por sete (sete) membros, a saber: o Presidente; o 1º. Vice-Presidente; o 2º. Vice-Presidente; o 1º. Secretário; o 2º. Secretário; o 1º. Tesoureiro; e o 2º. Tesoureiro.
§ 1º - O Conselho de Diretores é escolhido entre os cidadãos brasileiros natos, casados, estabelecidos profissionalmente, vivendo com sua esposa e filhos sob sujeição nos limites bíblicos, de ilibada conduta moral e cristã, na plenitude de seus direitos de cidadania, que tenham já demonstrado serem homens cheios de fé e do Espírito Santo, e tenham vocação confirmada para cuidar dos negócios da Instituição. Podendo receber prebendas para o exercício da função, ficando essa decisão para o conselho superior de diretores nacional, estadual ou regional.
§ 2º - A função de presidente nacional do projeto Semeando Rhema é vitalícia, os demais possuem mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos quantas vezes forem necessárias. A eleição será feita por votação em escrutínio secreto pelos missionários, Pastores, bispos e apóstolos das igrejas filiadas ou aliançadas. A função de vice-presidente é uma indicação direta do presidente nacional a ser aprovada pela ordem eclesiástica. No caso de vacância do presidente nacional assume imediatamente o vice-presidente.
§ 3º - Podem ser candidatos a qualquer cargo de diretoria, obreiros e membros ligados ao Projeto das Igrejas filiadas (Missões) ou aliançadas.
§ 4º - não é vetada a participação de Diretores, na qualidade de Membros, de parentes consanguíneos ou afetivos, os votos da maioria simples é que definirá as eleições.   
§ 5º - Os cargos de bispos estaduais e regionais serão por indicação direta do Presidente nacional com aprovação da Ordem eclesiástica, assim como qualquer transferência ou impugnação dos cargos. O cargo de missionário (a), pastor (a) e Apóstolo (a) será reconhecido de acordo com as exigências do artigo 15.
§ 6º - O Projeto semeando Rhema exerce suas funções através de sua diretoria por intermédio de uma Secretaria executiva Geral de Administração, Finanças e Patrimônio, que é o Órgão destinado a desenvolver as atividades administrativas, burocráticas, financeiras e patrimoniais.
Da competência dos diretores do Projeto
Art. 20 - Compete ao Presidente nacional, estadual e regional do Projeto:
§ 1º - assinar as credenciais dos Ministros, e os certificados de ordenação de Ministros; os compromissos de compra e venda e demais títulos em razão de aquisição pelo projeto; as procurações, nomeações e documentos de reconhecimento de igrejas, conjuntamente com o 1º. Secretário ou seu substituto legal; os cheques com o 1º.Tesoureiro, ou, na falta deste, com o seu substituto legal, de conta bancária em nome do Projeto; e instrumento próprio a quem de direito, para compra e venda de bens imóveis e veículos, sob indicação e aprovação do Conselho de diretores; O conselho de diretores administra a instituição e decide questões de ordem organizacional, enquanto a ORDEM eclesiástica composta por Apóstolos, Bispos, Pastores e Missionários, decide soberanamente qualquer assunto espiritual, doutrinário e disciplinar envolvendo a denominação e seus ministros, através da liderança de seu presidente nacional e das representações estaduais e regionais.
§ 2º - convocar e presidir as reuniões da diretoria; e elaborar o programa desta, apresentando-o para apreciação do Conselho com prazo suficiente para sua realização; e os titulares de departamentos da administração geral para tratar de assuntos pertinentes as respectivas áreas, conforme a necessidade;
§ 3º - Representar a igreja ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente. Delegar poderes a qualquer Membro do Conselho ou Membro do Ministério para representá-lo em atos onde couber a representação do Presidente;
§ 4º - elaborar as diretrizes para a programação da agenda anual, atividades evangelís­ticas e de edificação cristã, em âmbito nacional; e visitar igrejas locais, campos missionários e empreendimentos evangelísticos financiados pelo Conselho, quando se fizer necessário; e representar a Corporação em juízo ou fora dele ou fazer-se representar por procuradores.
Art. 21 - Compete ao 1º. Vice-Presidente de o Projeto substituir o Presidente em suas ausências ou impedimentos, com ele cooperando e participando das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho, podendo representar o Presidente, por sua solicitação, nos eventos e reuniões oficiais promovidas em qualquer parte do território nacional, estadual ou regional.
Art. 22 - Compete ao 2º. Vice-Presidente de o projeto substituir o 1º. Vice-Presidente em caso de ausência ou impedimento deste, participar das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho, cooperar com o Presidente e desempenhar as demais tarefas que lhe forem cometidas quando do exercício da vice-presidência.
Art. 23 - Compete ao 1º. Secretário do projeto:
§ 1º - assinar procurações, nomeações e documentos de reconhecimento de igrejas, juntamente com o Presidente; assinar a pauta para cada reunião dos diretores; lavrar as atas das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho; e, das decisões tomadas em suas reuniões oficiais, redigir, assinar e expedir as respectivas correspondências para comunicação ao Ministério, selecionando os assuntos que, por prudência e/ou por força maior devam ficar em sigilo;
§ 2º - manter atualizada e em ordem a escrituração das atas, o cadastro do ministério, e o rol das igrejas.
Art. 24 - O 2º Secretário do Projeto substitui o 1º Secretário em caso de sua ausência ou em seus impedimentos, auxiliando-o nas reuniões e trabalhos atribuídos à Secretaria.
Art. 25 - Compete ao 1º Tesoureiro do Projeto:
§ 1º - acompanhar a(s) conta(s) bancária(s), a aplicação dos recursos disponíveis da instituição, e assinar os referidos cheques com o Presidente do Projeto;
§ 2º - fiscalizar os documentos e recibos de movimentação bancária e financeira, os livros de contabilidade, os recibos e os relatórios da instituição;
§ 3º - preparar o relatório mensal para ser apreciado pelo Conselho nas reuniões ordinárias; e o relatório anual para ser apresentado perante o Projeto.
Art. 26 - O 2º Tesoureiro do Projeto substitui o 1º Tesoureiro na sua ausência ou em seus impedimentos, auxiliando-o nas reuniões e trabalhos atribuídos à Tesouraria que lhe forem delegados.

Do Conselho Local das igrejas filiadas
Art. 27 - A administração de base da Igreja Batista Renovada, no Brasil, é exercida pela igreja local através do Conselho Local, órgão deliberativo e administrativo, que tem como Presidente o Pastor titular da igreja, nomeado pela diretoria nacional, estadual ou regional do Projeto Semeando Rhema.
Art. 28 - O Conselho Diretor Local é formado por pessoas escolhidas entre os membros em comunhão da igreja local, maiores de idade ou emancipados, e se constitui dos seguintes membros: o Presidente; o Vice-Presidente ou representante do presbitério (pastores auxiliares locais); o Secretário; o Tesoureiro; o Diretor do Corpo Diaconal, e o Diretor do corpo de evangelistas.
§ 1º - O Pastor titular escolhe os respectivos nomes dos membros e os indicará à Assembléia Geral da igreja local para o exercício seguinte, a posse do Conselho ocorre nos primeiros dias de janeiro de cada ano;
§ 2º - É vedada a participação, no Conselho Diretor Local, na qualidade de Membros, de parentes consanguíneos de primeiro grau.
Art. 29 - As reuniões do Conselho Local realizam-se a cada três (três) meses, por convocação do Presidente, com antecedência mínima de sete (sete) dias, ou extraordinariamente a qualquer tempo, com a ciência de todos os seus membros.
Art. 30 - Ao Conselho Local compete:
§ “1º - aprovar as prebendas” e a compra de móveis e bens de valor significativo;
§ 2º - tratar sobre construção, contrato de locação, contrato de mão de obra, e orça­mento, para homologação da Assembléia da Igreja, "ad referendum" do Conselho Superior de Diretores.
Art. 31 - Ao Presidente do Conselho Local compete:
§ 1º - convocar e presidir reuniões: a reunião de liderança de igreja local, para as ações de graças, as intercessões, o jejum e a vigília semanal, visando à continuidade da comunhão fraternal, o fortalecimento da fé, o controle e a unidade da igreja;
Art. 32 - Ao Vice-Presidente compete substituir o Presidente em suas ausências e/ou impedimentos.
Art. 33 - Ao Secretário compete a escrituração das atas das reuniões do Conselho, a atualização e fiscalização do Rol de Membros e a elaboração da ata da Assembléia geral.
Art. 34 - Ao Tesoureiro compete receber, registrar e depositar os recursos financeiros em conta bancária única da Corporação, mantendo o Livro Caixa em ordem; e, quando for o caso, assinar os cheques e os relatórios com o Pastor titular da igreja local; e efetuar os pagamentos quando expressamente autorizado.
§ 1º - no caso de movimentação de conta bancária pela igreja local, o será através de procuração pública outorgada pelo Conselho Superior de Diretores ao Pastor e registrada em Cartório;
§ 2º - ao Pastor ou a qualquer membro do Conselho Diretor Local é vedado à movimentação de recursos financeiros da igreja local através de conta bancária própria.
Art. 35 - Ao Diretor do Corpo Diaconal compete manter o templo em ordem, dar assistência aos cultos públicos e às reuniões, providenciando o atendimento a todas as exigências para as cerimônias do Batismo e da Santa Ceia.
Art. 36 - Ao Diretor de Evangelistas compete evangelizar, organizar cruzadas, campanhas e ajudar o Pastor local nas atividades pastorais.
Art.37 – Ao Diretor do Presbitério compete organizar os plantões de atendimento público, suporte pastoral, temas e escalas das pregações doutrinarias visitas pastorais, organização dos trabalhos de capelania, cultos fúnebres e outras cerimonias de atribuições pastorais. “Este cargo deve ser ocupado preferencialmente pelo vice-presidente da igreja”

Do patrimônio
Art. 38 - O acervo patrimonial do Projeto Semeando Rhema, no Brasil, em todo o território nacional é formado de bens móveis, imóveis, veículos e semoventes, direitos, ações e por moeda corrente nacional; o patrimônio é único e vinculado à pessoa jurídica com sede e foro antes indicado; e ao ser adquirido na forma prevista deste Estatuto. As igrejas filiadas se integram quando passado e registrado em nome do Projeto Semeando Rhema; porém o projeto não visa lucros, nem distribui juros ou dividendos.
§ 1º - É vedado aos Membros do Ministério, aos Diretores de Órgãos, ou a qualquer outra pessoa ligada ou não à administração da Igreja; registrar, em seu próprio nome os bens adquiridos com os recursos do Projeto, e a esta confiada por dízimos, doação ou oferta. O Projeto Semeando Rhema não tem proprietário como pessoa física é uma organização de seus membros, logo as missões devem se tornar o quanto antes igrejas filiadas e as mesmas decidem seu futuro sem rivalidades ou prisão administrativa, pois cada grupo regionalizado é soberano em suas decisões e o projeto existe para garantir isso de forma legal, eclesiástica e teocrática. “Toda missão organizada pelo Projeto Semeando Rhema, tem o direito de decidir continuar filiada ou aliançada no ato da emancipacao, desde que haja unanimidade comprovada no voto da maioria de seus membros no ato da decisão”. Todo processo deve ser encaminhado pelo conselho local à diretoria do Projeto Semeando Rhema e realizado de forma clara sem motins ou divisão, aguardando respostas em tempo hábil em caráter oficial para ser homologado.
§ 2º - Após a lavratura da escritura e o registro dos bens imóveis adquiridos pelas igrejas filiadas, devem ser encaminhados os respectivos documentos originais à Secretaria Geral de Administração, Finanças e Patrimônio, permanecendo uma cópia dos mesmos nas igrejas locais para controle local do patrimônio existente. O objetivo do Projeto Semeando Rhema não é se capitalizar com os imóveis adquiridos pelas missões ou igrejas locais, mas garanti-los para as mesmas, reconhecendo que as propriedades móveis e imóveis das igrejas locais pertencem moral e espiritualmente a maioria dos membros reunidos naquela região.
§ 3º - As igrejas aliançadas não tem nenhum vinculo financeiro ou patrimonial, todos os móveis ou imóveis pertencem aos mesmos (denominações e convenções), a não ser a oferta missionária do 2º domingo do mês.


Das disposições finais
Art. 39 – O Projeto Semeando Rhema não regulamenta usos e costumes, mas zela pela decência, moderação e ordem em todas as suas atividades. 
Art. 40 - E livre a manifestação do pensamento pessoal ou coletivo, quando for expresso em termos respeitosos.
Art. 41 - Ninguém pode legislar em causa própria.
Art. 42 - As votações de quaisquer propostas são feitas por escrutínio secreto, ou por aclamação, conforme indicado neste Ato Constitutivo, exigindo-se a maioria simples de votos para qualquer decisão, não admitido votos por procuração.
 § 1º - o que diz respeito às responsabilidades da igreja local para com o sustento pastoral, quando for o caso; e da competência e dos deveres de suas lideranças locais;
§ 2º - o que fala o Art. 11 quanto ao acesso à carreira ministerial;
§ 3º - o que fala o Art. 14 quanto aos Departamentos da instituição;
§ 4º - os aspectos formais, corretivos e punitivos da disciplina eclesiástica tanto para os Membros da igreja local quanto para os Membros do Ministério, visando preservar a pureza e o padrão de vida cristã, segundo a doutrina dos Apóstolos de Jesus Cristo, e garantindo-se o direito de defesa, ciente toda a Corporação de que o Deus Eterno é o Juiz Supremo: a um abate e a outro exalta;
Art. 43 - Exceto as Doutrinas Fundamentais antes definidas no Art. 3º, e a "cláusula pétrea" estabelecida pelo Art. 4º deste Estatuto, este Ato Constitutivo do Projeto Semeando Rhema pode ser modificado ou renovado no todo ou em parte, por voto de dois terços dos convencionais, a qualquer tempo.
Art. 44 - Os diretores e filiados ao Projeto Semeando Rhema respondem com os bens do mes­mo, pelas obrigações assumidas por seus representantes legais; e não solidária e subsidiaria­mente com seus próprios bens.
Art. 45 - Em caso de dissolução desta Corporação os seus imóveis, móveis e demais bens serão doados a uma entidade evangélica brasileira da mesma natureza dentro de suas igrejas filiadas ou aliançadas. A dissolução só poderá ser feita se aprovada pela maioria simples de sua diretoria, reunida por convocação extraordinária específica.
Art. 46 - Este Estatuto entra em vigor na data de seu registro, após publicação do seu resumo no Diário Oficial do Estado de Guarapari. Tendo como diretores fundadores: Pastor Marcos Antônio de Santana, Pastora Josiane Barbosa da Silva Santana, Pastor Renaldo dos Santos, Evangelista Renato dos Santos, Diaconisa Sandra Marcia Aparecida Muniz, Evangelista Wadson Ferreira de Oliveira e Evangelista Antônio Braz de Santana.

  
                                                                  Guarapari, ES, 02 de setembro de 2012.



Eu, Renato dos santos, Secretando “ad hoc” redigi o Ato Constitutivo, certamente, não como uma obra acabada e perfeita; mas como um instrumento formal de testemunho da nossa liberdade em Cristo, mas com responsabilidade e sujeição à autoridade; e lavrei esta Ata da Assembléia Geral de Constituição do Projeto Semeando Rhema que vai assinada pelos seus Membros Fundadores, todos brasileiros, casados, estabele­cidos, domiciliados e residentes no território nacional, que compõe o Conselho de Diretores, e oram ao Deus Eterno e Todo-poderoso, dizendo, tal qual Moisés, homem de Deus: "E seja sobre nós a graça do SENHOR nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos." (Sl. 90.17).



                                   Marcos Antônio de Santana - Presidente
                                                         



                                     André Felipe Saide Martins – Advogado

                                                    Registro OAB-ES 8227

Ap. Marcos Santana em Israel

Festa do 1º Aniversário do Projeto - Dia 07/11/13 - Participação da cantora Lauriete

Festa do 1º Aniversário do Projeto - Dia 07/11/13 - Participação da cantora Lauriete
Dia 07/11/13 - Clic na foto para visualizar o álbum

Dia 08/11/13 - Preletor Pr. Marcos Mansur (Batista Ren. Cach. Itapemirim)

Dia 08/11/13 - Preletor Pr. Marcos Mansur (Batista Ren. Cach. Itapemirim)
Clic na foto para visualizar o álbum

09/11/13 - Preletor Ap. Darcy ( Caverna de Adulão)

09/11/13 - Preletor Ap. Darcy ( Caverna de Adulão)
Clic na foto para visualizar o álbum

10/11/13 - Preletor Ap. Paulo Macêdo (Min. Gileade) e Ordenação da Pra. Josiane Santana ao Bispado

10/11/13 - Preletor Ap. Paulo Macêdo (Min. Gileade) e Ordenação da Pra. Josiane Santana ao Bispado
Clic na foto para visualizar o álbum

Festa das Nações

Festa das Nações
Missões : Você pode orar por eles; contribuir com eles; ir até eles.... o que você não pode fazer é fechar os olhos, cruzar os braços e fazer de conta que eles não existem. Nosso irmãos missionários precisam de você... e este povo que aqui está já entendeu isso.

Ministério de Louvor

http://www.youtube.com/watch?v=4JugBHnJC5s https://www.facebook.com/photo.php?v=512822752131667&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=513050222108920&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=519335428147066&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=519407748139834&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=519418554805420&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=528896977190911&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=528952837185325&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=528982217182387&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=530378903709385&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=530417203705555&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=530459613701314&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=530596140354328&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=530999490313993&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=532825030131439&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=533154893431786&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=533475930066349&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=533731360040806&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=535148936565715&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=535283356552273&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=535366163210659&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=535366163210659&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=535417493205526&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=535670736513535&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=536119836468625&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=536184586462150&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=537609976319611&set=vb.389420037805273&type=3&theater https://www.facebook.com/photo.php?v=537671332980142&set=vb.389420037805273&type=3&theater